terça-feira, junho 17, 2008

Crónica Boavista – 15.6.2008

Domingo, 15 de Junho, mais uma partida para mais uma ronda. Estavamos os cinco prontos para partir quando o Sr. XX (amigo do sr a.) que já nos visita todos os domingos antes da partida nos deu a boa noticia que o sr a. já está a dormir numa pensão. O Sr. XX já não tem dores no braço e lá partiu com mais um saco debaixo do braço.
Primeira paragem, d. f., pagode total, estavam lá os filhos e o sr v. Claro que nos fartamos de rir, claro que relembrou mais uma vez a Ana dos seus anos, estava ainda meia dorida das costelas.No domingo passado tinha oferecido um cinzeiro de Portugal à Joana a dizer que era do benfica, para nossa surpresa este domingo tinha mais um cinzeiro mas desta vez era mesmo do benfica!
A muito custo, porque a conversa é boa, descemos a constituição e fomos deixar o pão que sobrou dos sacos ao lar. Esta também é já uma paragem obrigatória e sempre cheia de aventuras!!!Saco de pão preso no portão, farinha para todos os lados, os homens a fazer escadinha para a pão passar para o lado de lá, e da janela sempre surje "es lo pãn??".
Seguimos ao encontro do sr G. que já lá estava à nossa espera, mais umas mezinhas, a mulher está bem, não há movimento, e por isso a noite acaba cedo.
Paragem seguinte, o nosso heroi sr z. Mais falador, mostrou-nos a arma que estava a trabalhar nos últimos dias "nunca se sabe o que pode acontecer". Do outro lado não encontramos o sr A. que muito provavelmente deve ter-se perdido na festarola da passagem de Portugal aos quartos de final, conclusão, um domingo sem discussão futebolistica!
Partimos para a zona do bom sucesso, com os sacos contados e com tantas pessoas ainda para ver seguimos ao encontro da d. g. Esta paragem está cada dia mais atribulada, os tres da vira airada estao de costas voltadas. D. G, Sr A. e Sr A.!!!! Vemos cada um à vez, quase como que visita de médico e sem contacto uns com os outros porque senão sai "faisca". Cabeças duras, orgulhosos, nenhum dá o braço a torcer!
Desiludidos connosco próprios falhamos os anos do Sr A. Ele estava triste, pedimos imensas desculpas, cantamos-lhe os parabens e no próximo domingo não poderá faltar um presente!
Não vimos o M nem o V, nao sabemos se foram ao CAT, deixamos-lhes um saco no sitio onde dormiam, a conversa foi pequena para nao sairem do sono.
O J.P. finalmente!Conseguimos falar com ele. Esta muito mais magro, continua na metadona, há 4 meses!!!!!Está a lavar carros, esperava que hoje não chovesse senão ia ser um dia fraco. Está entusiasmado, pediu para irmos passando e deixando o saco.
Seguimos viagem e encontramos a G, o Jorge e a Ana saem do carro e ficam no meio da rua a falar....Lá segue a G ao ver que não há "uma moedinha para uma sopinha". A L. ve-nos e corre ao encontro dum saco. Já não esta a dormir no mesmo sitio, ela e o companheiro estao a dormir na rua e à procura de novo poiso.
Mais uma ronda que acabou em bem, com os sacos todos os entregues, as pessoas visitadas, com pena de não termos visto algumas, pedindo para que essas estejam bem e que no próximo domingo a vejamos.


Benedita Salinas

Sem comentários: