sexta-feira, novembro 30, 2007

Crónica da ronda de 25.11.2007 (Boavista )

Estava frio, muito frio… agora sim faz sentido ir como um “pneu michelin cheia de camisolas, cachecol, luvas, gorro e botas” como dizia a Beni.

Hoje íamos ver o Sr.R a um sítio novo. Procuramos e nada… resolvemos voltar ao sítio do costume mas ele também não estava. Esperamos que ele esteja bem no seu novo “lar”.

Fomos então ter com a D.F que nos esperava com o cão Leão e que nos contou que a sua barraca está quase pronta e que o mais rápido possível irá levar as coisas melhores para lá e o resto a câmara leva para o lixo. Será que ela saberá separar? Aquele sítio está a tornar-se um perigo para a saúde pública e ainda por cima com os cães a aumentarem todos os meses.

Depois de deixarmos o pão que sobrou no Lar fomos ter com o Sr. G onde a Ana nos esperava para nos acompanhar no resto da ronda. Depois de conversarmos um pouco continuamos a ronda e ao parar para entregar um saco ao S. fizemos uma nova abordagem a um “flutuante” que infelizmente já não é flutuante na droga mas um consumidor há duas boas dezenas de anos.

Seguimos para o local onde normalmente encontramos mais gente mas o JP dormia e não estava mais ninguém a arrumar. Esperamos pelo Po+Pa mas só tivemos com o Po. É triste ver que eles estiveram quase a passar para o lado bom e que depois de tanto esforço nosso e deles tudo voltou ao que era ou talvez a pior. Estamos prontos para voltar a tentar se for essa a vontade deles.

Como ainda tínhamos 5 sacos fizemos uma visita relâmpago ao Aleixo onde num abrir e fechar de olhos despachamos tudo e se mais tivéssemos seria bem-vindo. É um cenário de degradação em cada ser que por ali passa.

Já tarde fomos ter com a D.G e o Sr.A que aguardavam as voluntárias das famílias que este Domingo falharam. A primeira já estava a ir embora porque o autocarro não espera e ela bem que esperou uma boa hora por nós. O Sr. A estava junto a uma zona cheia de sem-abrigos que não faz parte do nosso trajecto e foi com pena que tivemos que dizer que já não tínhamos mais nenhum saco. Apenas sobrou meio copo de chá e um pão simples para cada um.

A ronda desta vez foi com o carro cheio e a equipa cada vez mais unida e no seu melhor de humor ;)

Até para a semana…

Joana Gomes

Sem comentários: