segunda-feira, novembro 19, 2007

Crónica da ronda de 11/11/2007 (Boavista)

Ronda de 11/11, 1ª paragem, Marquês. O Sr. R estava a dormir no sítio do costume, ao relento, por cima de uns jornais. Desta vez ficámos mais impressionados porque a noite estava muito fria. Tentamos mais uma vez que ele compreendesse que o Inverno está a começar e não faz sentido que uma pessoa que recebe o rendimento mínimo fique a dormir à chuva. Disse-nos que temos razão, mas que o mais provável é que continue tudo na mesma. O Sr. R, apesar de ter alguns problemas com o álcool, mantém uma lucidez admirável, pelo que o nosso trabalho terá que continuar.

Seguimos para a D. F, que nos recebeu debaixo dos cobertores, com uma valente gripe. Claro que não tinha ido ao médico nem se estava a medicar. Decidimos que vamos começar a levar Antipiréticos para as rondas, para conseguirmos dar uma ajuda nestes casos. A paragem seguinte foi na Boavista, onde assistimos a uma briga muito chata entre o Sr. G e o X, por causa de um lugar de estacionamento. Tentámos acalmar a situação, mas eles já andam pegados há muito tempo e não foi fácil. Encontrámos nessa zona vários sem-abrigo que não vemos regularmente, o que deu para aprofundar ligeiramente os contactos. O objectivo é conseguir fazer um acompanhamento semanal, igual ao que fazemos nos outros casos.

Partimos para o Bom-Sucesso, onde encontrámos o P, que nos surpreendeu com o seu bom aspecto. O mais certo é que a família o esteja a ajudar. Terminámos a ronda a falar com o Sr. A e uma amiga, cujos casos vão começar a ser acompanhados pela equipa das Famílias.

Boa semana

Sérgio Costa

Sem comentários: