quarta-feira, novembro 07, 2007

Crónica da ronda de 04/11/2007 (Boavista)

Foi uma ronda diferente das rondas habituais. Primeiro porque não pode estar no arranque em grupo, e segundo porque o Rui me foi buscar a Leça da Palmeira! Obrigado Rui, és o maior.
Partimos os dois, como a noite ia adiantada tínhamos perdido o horário de encontro do F, que ainda não conhecemos, mas que a Ana nos indicou. Começamos o percurso ao contrário, com o Sr. G, que está bem, contando-nos animadamente, como é tão seu, as suas aventuras sobre segurança. Pela primeira vez não nos deu nenhuma mésinha!
Não estivemos nem com o A. (apesar de o termos visto), nem com o I. Subimos e não vimos o R., ele tem temporadas em que desaparece. Em "Nazaré", terra onde o JC trabalha, ele não estava, mas estavam PeP. A P. deu-nos a óptima noticia de que a PeV já estão a dormir numa pensão! Vamos tentar saber onde. Ela pareceu-me estar a ultrapassar a vergonha dela, e falou de ir ao CAT, esperemos que assim seja, mas não acreditamos muito.
Encontramos o Sr. A em frente aos ecrãs de TV, com a sua amiga G., que nos contou as suas desventuras e me fez pensar quantos milhares de pessoas ando no limiar de vir para rua, a ganhar ordenados ilegais (porque são abaixo do mínimo), que tentam ter 2ºs empregos e biscates, pedindo a Deus para nunca ficarem doentes, senão tudo pode desaparecer num ápice, e a rua e a prostituição tornarem-se as únicas saídas de um beco que a nossa sociedade afluente nunca viu. Ficamos de lhe levar na próxima semana moradas que ajudem com comida - Caritas e Coração da Cidade.
O Sr. A estava bem disposto, orgulhoso dos seus filhos estarem "encaminhados" e a precisar de arranjar um fogão.
Fomos para cima, no jardim não estava lá o R., era tão bom que o rendimento tivesse ido para a boa opção.... mas não temos muitas esperanças que assim seja, Ele queira.
A D.F e o S. V dormiam ferrados quando lá chegamos e assim os deixamos.
Acabamos a ronda em frente a minha casa, agradecendo o fim de semana e a pedir pelas pessoas que visitamos e que fazem parte da nossa vida.
Vimos o Sr. Z ontem e estava bem, de chapéu, tinha acabado de tomar um banho quente e ter roupa nova.
Ontem reunimos a "Equipa" para definir metas e ajudas pelas pessoas que acompanhamos, de forma a estarmos mais atentos, diponíveis e a ser mais consequentes.

Jorge

Sem comentários: