quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Crónica FasFamilias Janeiro

Ironias da vida!
Sendo eu a mais "Jurássica" (na idade) do FAS – FAMILIAS, sou a "caloira" indigitada para escrever a crónica e confesso que me sinto um pouco hesitante...
É a primeira vez que estou no FAS. É a primeira vez que apoio uma família, embora com uma tarefa em que estou à-vontade. É a primeira vez que escrevo uma crónica. É a primeira vez que faço parte de uma equipa muito mais jovem do que eu e com quem tenho aprendido muito. É a primeira vez que... Diz o nosso povo que há sempre uma primeira vez... e talvez seja verdade.
Como ainda não 'conheço os cantos todos da casa', não sei muito bem o que esperam de mim, mas parece-me que está tudo a correr conforme se pretende.(Só precisamos de fazer com que os nossos meninos tirem melhores resultados na escola.) Temos uma boa equipa coordenadora, muito solicita, entusiasmada e exigente, perfeitamente imbuída do espírito Inaciano e sempre pronta a ajudar.
Tem sido um trabalho de equipa muito interessante e gratificante, com apenas um senão, que é a constante mudança de horário. Parecia que já tínhamos acertado na equipa e no dia a visitar a família, mas eis que, de repente, tudo se altera. Isto traz algum transtorno, mas esperamos que estabilize, pois os nossos pupilos também tiram proveito disso.
A família que estamos a apoiar é numerosa, pois há quatro crianças residentes e, por vezes, vêm os amigos e vizinhos pedir uma 'ajudinha'. São crianças interessadas, embora a mais velha ande pouco entusiasmada. Temos que desenvolver estratégias para a animar e mostrar as vantagens de estudar, embora já tenhamos tido algumas conversas de esclarecimento. Santo Inácio nos inspire!
Está a ser um novo desafio para uma professora reformada, que dificilmente consegue viver sem meninos e sem dar aulas. Para os membros mais novos da equipa, tem sido também uma experiência enriquecedora, pois apercebem-se das dificuldades que a família e os professores têm com as crianças que crescem a sofrer a falta dos pais, ou de um dos progenitores. Os resultados escolares estão a melhorar e todos ficamos felizes com isso. Contudo, preocupa-me a falta de organização e concentração familiar, tão necessárias ao sucesso destas crianças. Sei que temos de caminhar ao lado, ouvir sem interferir e apenas cumprir a missão que nos foi confiada,mas creio que há mais pessoas naquele seio familiar a precisarem de ser ouvidas. Como? O tempo o dirá e Deus nos há-de ajudar.
Todos aceitámos este "convite à desinstalação, para que nas grandes linhas da nossa vida, mas também nas pequenas opções do nosso dia a dia, não fiquemos apenas pelo não fazer o mal. Santo Inácio quer-nos levar mais longe, quer que em cada momento o nosso critério de escolha, de decisão e de execução, seja o mais e o melhor, o mais humano que simultaneamente é o mais apontado para Deus, o Omega do Homem". Estou convencida que estas palavras do Padre Vaz Pinto, proferidas em Fátima, na 2ª Semana de Estudos de Espiritualidade Inaciana, se calaram bem em nós e, assim,estamos prontos a prestar 'mais e maior serviço de amor'.
Que o Espírito Santo desça sobre nós e nos ilumine!

Maria do Carmo

Sem comentários: