segunda-feira, setembro 05, 2011

FasFamilias Crónica de Junho 2011

Porquê Voluntário?
Muitas vezes questionamos "Porquê Voluntário?". Esta questão tem toda a legitimidade de ser feita. Cada vez mais a competitividade e as exigências impostas pelo meio que nos rodeia, levam-nos a concentrar apenas em nós próprios. Cada vez temos menos disponibilidade para pensar nos outros, focando-nos unicamente nos nossos problemas. O foco apenas do "eu" leva-nos a ignorar e a negligenciar as realidades que ocorrem a par das nossas vidas.

Será que vale a pena ser voluntário? Será que vale a pena, depois de um dia pesado de trabalho, dispensarmos 1 ou 2h a uma pessoa que necessita de nós? Será que vale a pena conhecermos realidades diferentes das nossas?

Na minha opinião todas estas questões têm como resposta comum "SIM". Sem dúvida ser voluntário não é fácil, temos de assumir responsabilidades, investir tempo, trabalho e dedicação. Mas vale a pena apostar!!. Nestes meus primeiros passos como voluntário, tenho recebido testemunhos de vida maravilhosos, os quais nunca vou esquecer. Pessoas a quem a vida tirou o sorriso, mas mesmo assim arranjaram forças para a contrariar e hoje esse tão aguardado sorriso já existe. Isto faz com que voluntariado seja realmente um trabalho muito gratificante que dá mais sentido à nossa vida.

No meu caso particular I. e Z. são ex-presidiários, ex-toxicodependentes, ex-mundo da prostituição, ex-sem-abrigo…. Da vida quase só trazem memórias que gostariam de ter deixado algum dia, em algum lado. A sua força de vontade, persistência, coragem e dedicação, levou-os a neste momento terem emprego (Z), casa e uma vida digna. Sempre que estou com eles levo comigo algum ensinamento. Não é preciso pré-requisitos para ajudar… ajudar é um gesto tão simples, não magoa, não fere… mas conforta!!

Entrei para o voluntariado, porque quis que ele fizesse parte da minha vida, porque me deu oportunidade de dedicar o tempo que me faz falta a ajudar os outros.

Ao ser voluntário adquire-se uma maior consciência social, consciência que podemos ter um papel activo e útil na sociedade a que todos pertencemos.

Tudo isto para responder à questão inicial "Porquê Voluntário?" A minha visão é evidente e espero que seja coincidente com a vossa.

Manuel Brandão

Sem comentários: