quinta-feira, julho 08, 2010

Crónica das Aldeias 19.06.2010

Eram 10.30 da manhã quando os primeiros voluntários apareceram no local do costume. O sol já brilhava alto, avizinhava-se um belo dia de Verão! Minutos mais tarde, após os inevitáveis e já espectáveis atrasos, dois carros repletos de voluntários partiram alegremente rumo às Aldeias.
O piquenique foi desta vez junto ao rio... Foi lá que, entre a patanisca e o croquete, ao som das pequenas cascatas de água, os voluntários conversaram, riram e partilharam as suas últimas semanas...
Após a sempre reconfortante ida ao café mais próximo, os voluntários despediram-se e partiram rumo à missão que os traz mensalmente às Aldeias de Amarante.
A minha é pois a bonita aldeia de Basseiros, que soalheira e pintada de verde como sempre nos espera. E assim, num grupo puramente feminino (apesar de todas a perguntas e ânsias pelo nosso "Brasileiro") fomos ao encontro das nossas senhoras.
Começamos por visitar a Dª Hermínia, animada como sempre recebeu-nos em sua casa e contou-nos as peripécias da sua família e tão queridos netinhos...
Em seguida seguimos o já habitual caminho pelas apertadas e caricatas ruelas rumo à nossa segunda paragem. À sombra e a saborear a leve brisa da tarde, encontramos a Dª Maria e a Dª Deolinda acompanhadas pela sempre amigável e trabalhadora família. Foi lá que pusemos a conversa em dia, comentámos a actualidade e ficámos a saber dos acontecimentos mais recentes e vindouros da Aldeia.... Esta crónica não ficava pois completa se não referíssemos a presença do conquistador sobrinho que, com a ajuda das casamenteiras senhoras, por pouco alguma das voluntárias já saia casada!... :)
Seguindo caminho.... comprámos pão na carrinha do padeiro .... a grande subida... Upa, Upa!.... E chegamos ao nosso último destino: a casa da Dª Dulce!
Lá encontramos a mesma, a sua irmã Dª Arminda, o marido e a filha, todos no terraço a contemplar a bonita vista.... Bem dispostos conversamos, rimos e relaxamos até chegar a hora da despedida.
Já com os restantes voluntários partilhamos as nossas experiências e sentimentos resultantes da sempre calorosa tarde nas Aldeias, comemos um pequeno lanchinho e de coração cheio e sorriso na cara regressamos ao Porto!

Lúcia Antunes | Basseiros

Sem comentários: