segunda-feira, maio 10, 2010

Crónica das Aldeias - 24.04.2010

Olá outra vez!
Para quem não me conhece sou a Joana, tenho 19 anos e faço parte do FAS-Aldeias há quase 2 anos.
Adoro fazer estas visitas e vou e venho sempre muito entusiasmada, mas desta última vez foi bastante especial. Antes de mais, já não ía há algum tempo, porque tenho estado muito ocupada com projectos da faculdade e, portanto, voltar a ir e estar com as nossas tias foi óptimo – já estava mesmo com saudades – e ainda por cima por se tratar de uma ida dos dois grupos (A+B).
Durante a viagem viemos a conversar sobre aquilo que fazemos (estudar, trabalhar em áreas como jornalismo, enfermagem, transportes, educação) e adoro como temos vidas completamente diferentes, mas todos vimos pelo mesmo motivo!
Éramos muitos e, já em Candemil (uma outra aldeia de Amarante), fizemos um piquenique de alto nível: desde os já habituais folhados e salgados variados às quiches, bolos, fruta, o famoso tomate e a grande estreia: arroz de pato! Com esta grande refeição, a apresentação das novas voluntárias, as piadas do Adriano e as tentativas de organizar um próximo jantar com todos os voluntários, estávamos já carregados de baterias prontos para animar e fazer companhia às nossas tias e tio de Amarante.
Cada um foi para a sua respectiva aldeia e, desta vez, fui só eu e a Maria João (nova voluntária) para Ansiães, porque o resto do grupo aproveitou para ir visitar um casal que antes visitávamos, mas que está agora num lar.
Gostei muito desta ida, pois conseguimos mesmo estar com as "nossas" senhoras, a conversar e a rir, e é obvio que o facto de trazer uma novidade (nova voluntária) ajudou, especialmente por se tratar de uma enfermeira. Claro que o inevitável assunto das doenças foi abordado e foi engraçada a forma como a Tia Rita e a Tia Aldina falavam com a Maria João. Entre doenças, família e os muitos filhos e suas vidas, a experiências passadas e programas de televisão, ficar sem tema de conversa foi impossível! Adoro a forma determinada com que nos expõem os seus pontos de vista e nos contam um pouco da sua madura experiência de vida, sempre cheias de fé em Deus.. É admirável!
Depois de já quase três horas de visitas, juntámo-nos todos e antes de partir para o Porto partilhámos alguns dos momentos do dia: confesso que fascino sempre que um de nós fala nesta parte, pois é espectacular a forma exaltada e inspirada com que o fazemos – realmente ajudamos e aprendemos muito! E desta vez como o grupo estava muito bem representado o impacto e a nossa marca naquelas vidas pareceu maior.. Espero que assim o seja, pelo menos nas nossas foi de certeza!!

Joana Leite de Castro | Ansiães

1 comentário:

Anónimo disse...

parabens joana espero que tenhas gostado de ansiaes eu por acaso conheço e é uma ladeia muito bonita