terça-feira, maio 18, 2010

Crónica da Ronda da Batalha - 09.05.2009

Estava uma noite bastante agitada com a victória do Benfica… Apesar de estarmos na cidade do Porto, existem por ai muitos benfiquistas escondidos! Assim, para além de todo o barulho e trânsito devido aos festejos, estavam também algumas ruas cortadas, como a rotunda da boavista e a rua de Júlio Dinis, que fazem parte do percurso habitual da ronda da Batalha.
O primeiro a ser visitado foi o Sr. F, que quando lá chegamos estava quase a adormecer e, por isso, não mostrou grande interesse em conversar e disse que queria dormir. Nem nos chegamos sequer a cumprimentar. Deixamos então o saco e seguimos viagem.
De seguida fomos ter com o N e o C, que dormem no mesmo local, na rua de Júlio Dinis. Como a rua estava cortada, tivemos que andar um pouco a pé… mas, afinal, o que é que nós não fazemos pelos nossos meninos! Quando chegamos demostraram-se um pouco surpresos pois achavam que já não os íamos visitar por causa de toda aquela confusão. Conversamos sobre variados temas, desde futebol, N estava feliz com o resultado e C nem por isso e este último tinha o apoio de todos os elementos do nosso grupo ( somos todos do FC Porto!! ); passando por culinária e também sobre a situação em que ambos se encontram.
C, tem à quase um mês, a oportunidade de regressar a casa da mãe, visto que esta regressou de Andorra para Portugal mas, continua na rua… As justificações que nos deu para este facto foi o medo e também o facto de não querer deixar o seu amigo sozinho. Esta última razão é mais uma fuga para não voltar para casa.
N continua à espera que lhe arranjem um quarto. Já faz algum tempo que se encontra nesta situação, que parece não se resolver…
Na nossa última paragem, das três pessoas que costumámos visitar, apenas encontramos duas:  J e M. São ambos do benfica, por isso, dentro do possível, estavam satizfeitos com o resultado.
J parece ter-se conformado com a sua situação, não tendo nenhuma vontade ou, na opinião dele, motivo para mudar de vida. Assim, torna-se uma tarefa bastante difícil para nós fazer com que ele mude de atitude.
M já tem uma posição diferente da de J. Tem vontade de procurar um trabalho e sair da situação em que se encontra. Mas ainda não conseguiu arranjar nada…Despedimo-nos de M, dando-lhe alguma esperança, motivação e também alguns conselhos para continuar a tentar mudar de vida.
Assim, terminou a nossa ronda…

Pia

Sem comentários: