terça-feira, junho 23, 2009

Crónica das Aldeias - 23.05.2009

Dia Tranquilo!

Depois de um almoço muito animado onde tivemos oportunidade de nos deliciar com tomate coração-de-boi e com os hungaros que iam virando mousse de chocolate, partimos para a nossa aldeia...o Sol teimava em espreitar e quando conseguia mostrava bem o seu poder calorífico!

Já iamos a caminho da casa da D. Fernanda quando um incidente ocorreu. Trinquei a língua! - já não me acontecia há alguns anos, pelo menos desta maneira tão feroz :) ... fiquei contente por me recordar da minha infância e me sentir autêntica - cá estava a Sofia destravada! Sinceramente, deve ter sido castigo do divino...A minha salvação no momento foi o meu padrinho - Nuno Afonso, que felizmente teve sangue frio, e por isso mesmo, não me levou logo para o Hospital de Amarante! Depois do estancamento, estava pronta para a partilha.

A D. Fernanda não estava, viemos a saber mais tarde que se encontrava num campo onde nunca tinhamos ido. Fomos então ter com a D. Celeste e a sua vizinha D. Maria. Estivemos os 4 muito bem a falar sobre a vida - foi uma reflexão profunda, com muita risota à mistura. Falamos sobre fruta, doces, legumes, homens e mulheres, vida de solteira e de casada, filhos e o que vinha na sua sequência...Nunca tinha visto a D. Celeste tão animada :) Moral da história - falamos sobre tudo e sobre nada, mas foram uns minutos muito calorosos que nos deixaram satisfeitos.

Depois de voltarmos à realidade, fomos ter com a D. Maria que já nos tinha presenteado com uma caminhada, avistada ao longe, ao longo da sua varanda. A D. Maria tem muita vontade de viver e por isso mesmo não desiste de voltar a andar - que Deus a ajude. Estava igual a ela mesma, com o seu fato rosa choc e respectivo cachecol que fazem parte do seu guarda-roupa com mais de cem peças! - ela é tão engraçada. Estivemos a encorajá-la a ir às festas que se avizinham porque já percebemos que ela tem algum receio. O que mais me alegrou foi ver que a D. Maria já começou a dar valor ao que tem e mostrou-se feliz por poder avistar toda a paisagem em seu redor e receber toda a atenção do filho e da nora. Notou-se que queria que ficassemos mais tempo e isto sem dúvida foi muito reconfortante. Deixamos a D. Maria numa aberta de Sol...

Fomos então ter com a D. Emília e o Sr. Aurélio, e combinamos que iriamos desviar a conversa se voltassem a focar o tema da crise económica - aqui tenho que dar os parabéns ao meu padrinho!
Conseguimos...ficamos a conhecer a história do seu encontro, pelos vistos já se conheciam antes de começarem a namorar, talvez dos bailaricos que frequentavam. O Sr. Aurélio, segundo conta, tinha muita corda, aliás ainda hoje é uma pessoa com genica, principalmente mental. Já a D. Emília muito religiosa e sossegada ficava a ver o marido aos "pinchos" nas festas:) E o que é mais admirável é que o Sr. Aurélio ia todos os dias trabalhar para Amarante de bicicleta, quer fizesse frio quer calor, e por vezes até tinha que apanhar os parafusos da bicicleta que ficavam pelo caminho!

Ao regresso ainda tivemos a sorte de encontrar a D. Fernanda em casa. Estava a preparar o jantar para comer antes de sair para a missa e estava bem disposta - foi uma visitinha de médico.

Eram 17:15, eis chegada a hora de ir ter com o resto do pessoal ao ponto de encontro. Estavamos todos com boa moral, e num ambiente de alegria e calor partilhamos o lanchinho das sobras antes de nos metermos ao caminho...

Até à próxima aldeias dos nossos corações. Fiquem todos bem!

Sofia Meister | Bustelo

Sem comentários: