terça-feira, junho 23, 2009

Crónica das Aldeias - 20.06.2009

Mais um sábado, muito calor no Porto, avizinha-se um dia ainda mais quente nas aldeias do Marão. Estamos poucos, contudo os suficientes para assegurar as visitas, Por vezes, não nos é fácil conseguir conciliar todos os nossos compromissos, e lá temos de tomar a difícil decisão de não ir às aldeias. No entanto, independentemente do número de pessoas que vão leva-se sempre um bocadinho de todos, e o espírito do grupo está sempre presente! Uma das pequenas maravilhas deste grupo de aldeões!

Dada a temperatura decidimos almoçar na praia fluvial, a primeira vez este ano, o areal está um pouco descuidado, o nível de água em baixo, no entanto, o mesmo encanto de sempre, o verde, os pássaros, o barulho da água cheia de vida que corre, e estes sons maravilhosos que vão preenchendo o nosso almoço e abrindo caminho até casa de todas as pessoas que vamos visitar.

A Isabel e eu vamos para Candemil, chegamos um pouco cedo a D. Aurélia ainda está nas suas lides domésticas, oferece-nos umas cerejinhas fresquinhas enquanto dobra a roupa e nos vai contando do seu sobrinho do Alentejo que está de visita.

Lá vamos as três até casa da D. Alda que está um pouco melhor e nos recebe muito bem, como habitualmente. Apenas lamenta não nos poder oferecer o chá mas ainda não pode estar muito tempo de pé.

Despedimo-nos com uma troca de sorrisos e em até breve e vamos até casa da D. Maria do Carmo que continua num estado físico muito debilitado, mas presenteia-nos sempre com um sorriso.

Entre as várias conversas ficamos a saber que na próxima semana também decorrerão os festejos do S. João, e há duas belas sardinhadas, uma delas na praia fluvial. Esperemos que todas se divirtam e que seja um espaço de lazer, mas também de amizade e partilha. Assim, a solidão vai-se esbatendo…

Enquanto calcorreávamos as ruelas de Candemil ouvíamos uma rola, e dizia-nos a D. Aurélia que a rola dizia “ju di te”, e não é que parecia mesmo que ouvimos a rola a dizer “ju di te!”. Agora sempre que ouço a rola ao pé de minha casa, ouço o que ela tem para dizer e sorrio!

Sara Gonçalves | Candemil

Sem comentários: