terça-feira, julho 10, 2012

FasFamilias - crónica de Abril

Numa época cada vez dominada por um certo comodismo egocêntrico, onde os valores se perdem e as prioridades se invertem, escasseia o espaço para a solidariedade e o altruísmo.
É nesta sociedade desenfreada pelo materialismo e pautada pela indiferença que os problemas sociais se avolumam a um ritmo vertiginoso, fruto de uma conjuntura socioeconómica que se tem vindo a agravar. As assimetrias sociais acentuam-se, as carências aumentam e a capacidade de resposta do estado social vai diminuindo, como vão também diminuindo as expetativas daqueles que se sentem em situação de desespero e que são cada vez em maior número.
Nunca um gesto solidário foi tão preciso e fez tanto sentido. E foi por isso que decidi dar um pequeno contributo e levar até à B. um pouco de carinho, amizade, calor humano e equilíbrio emocional. Em troca e de uma forma tão reconfortante, recebi o seu sorriso e todos nós sabemos como é belo e gratificante o sorriso de uma criança! A B.… uma menina com necessidade de apoio escolar, mas onde o apoio emocional se torna ainda mais urgente.
Nem sempre foi fácil conciliar a minha vida pessoal com esta tarefa a que me propus levar por diante. Contudo, há dias (e devem ser muitos) em que temos de colocar os nossos problemas e as nossas tarefas em segundo ou terceiro plano, porque o mundo não gira à nossa volta. E como este mundo é ingrato para tanta gente!
E é por isso que é tão importante deixar na nossa agenda espaços solidários que nos trazem um retorno altamente positivo. Aqui o tempo é ganho, não perdido…
Em todo este percurso ao lado da B. destaco um dia que se tornou especial pela diferença. Era o dia do seu aniversário! Aos poucos, fui-me apercebendo que, mais do que o "a e i o u", uma boa surpresa no seu aniversário era extremamente importante! Assim, apareci de surpresa na casa da B. com um bolo de aniversário e umas prendinhas… E deste pequeno gesto, um bonito e grande sorriso se rasgou... O seu ar traquina frequente nas sessões de apoio, tornou-se num ar meigo e feliz!
E com a felicidade daqueles que se vão tornando queridos para nós, vamo-nos enriquecendo como pessoas e vamos transformando os nossos dias agitados em dias especiais… Vamos percebendo o quão fácil é, fazer acontecer momentos de felicidade na vida daqueles a quem as adversidades os impede de crescer em harmonia e tranquilidade. Em troca, vivem "paredes meias" com experiências violentas e traumatizantes que deixam marcas irreparáveis.
E como é bom sentirmo-nos orgulhosos, dando um pouco de nós! São os pequenos contributos individuais que formam um todo que poderá fazer toda a diferença na recuperação de muitos sorrisos!
E é esse teu encantador sorriso, B.… que guardo dentro de mim! Não me lembro de te ter dado nada, o que sei … é o quanto recebi. Obrigada!

Cristina

Sem comentários: