segunda-feira, janeiro 30, 2012

Crónica de Imigrantes 28 de Janeiro de 2012

Esta segunda saída de 2012 tinha como destino a Casa do Infante na zona da Ribeira do Porto, que incluía uma visita guiada. O encontro foi, como sempre, à porta do Centro de S. Cirilo às 9:30, onde se juntaram sete voluntários e (desta vez a adesão não foi muito elevada) um utente (um outro utente inscrito infelizmente não pôde ir, pois não se encontrava bem e tinha que ir ao hospital). Apesar de estarmos em pleno inverno voltamos a ter um belíssimo dia de Sol (apesar dum certo frio) que ajudou bastante para a viagem comprida que tínhamos pela frente.
A viagem prosseguiu pela rua de Cedofeita, passando pela Cordoaria e descendo pela rua das Taipas e pela rua da Vitória até, depois de passar pelo Mercado Ferreira Borges, termos chegado à Casa do Infante, aproximadamente três quartos de hora depois da partida do Centro de S. Cirilo.
Apesar de ser apenas um participante, este não se aparentou constrangido e mostrou-se aberto para conversa. Ao mesmo tempo os voluntários aproveitaram para se conhecerem melhor e conversarem um pouco entre si.
A visita guiada à Casa do Infante centrou-se principalmente no edifício e a sua evolução ao longo dos séculos e a defesa da teoria do Infante D. Henrique ter nascido naquele sítio. Durante as explicações que nos foram dando, ainda se juntaram umas pessoas que também por lá se encontravam (um grupo de séniores, como viemos a descobrir) aumentando substancialmente o grupo de ouvintes da senhora que fazia a visita.
Mas o ponto alto não foi a visita à Casa do Infante. Aparentemente o utente da casa de S. Cirilo nunca tinha estado na zona da ribeira do Porto. A expressão de alegria na cara dele quando nos aproximamos do rio depois da visita demonstrou que a afinal o rio e a zona ribeirinha eram muito mais interessantes que a Casa do Infante.
A viagem de volta levou-nos aproximadamente uma hora (quase sempre a subir), passando pelas escadas da Vitória desta vez, com chegada ao centro por volta das 12:30.
Apesar de não ter havido uma adesão muito grande do lado dos utentes do Centro de S. Cirilo, a manhã foi muito bem passada e o participante que nos acompanhou sentiu-se muito à vontade e com certeza que visitará a ribeira do Porto novamente!

Andreas

Sem comentários: