quinta-feira, junho 17, 2010

9ª Crónica das Famílias - Maio de 2010

“ O indivíduo só sobrevive pela relação.”
Carla Reigada, Formação em “Assistência e Rede Social”, Creu, 13 de Março de 2010

Este mês destacamos na nossa crónica mensal a formação em "Assistência e Redes Sociais", ocorrida no âmbito da vertente das Famílias.

A noção de que o ser humano é um ponto entre constelações e ligações permite-nos interiorizar com maior profundidade o acréscimo na necessidade de um "ponto-humano-isolado": está em estado SOS, alerta vermelho sobre a construção das suas matrizes sociais.
Quanto maior o alargamento da esfera social de cada indivíduo (relações interpessoais) mais integra é a dimensão intrapessoal do próprio ser humano. A existência de um quadro social e comunitário saudável desperta estados de saúde individual.
As pessoas que ajudamos, pessoas desamparadas e extremamente sós, serão sempre mais vulneráveis aos impactos de uma rede social descosida, esburacada ou inexistente.
Os voluntários das Famílias devem procurar desenvolver esta consciência e atender permanentemente ao aprofundamento e à prática desta acção. A ajuda na construção desse suporte social, externo e além do próprio voluntário, tem que ser um dos objectivos principais dos acompanhamentos. Uma Família em relação estritamente solitária com os voluntários é uma Família debilmente dependente, incompleta e aprisionada, e este um voluntariado deficiente e pouco esclarecido. Somos passagem – ou passagens podemos ser. A rede social de cada pessoa, porém, é parte da sua existência concreta, do seu mundo irrepetível, da sua história única. Quanto mais densa, coesa, descentralizada e distribuída maior a probabilidade de, em caso de "anomalias", não surgirem colapsos irredutíveis.
Durante cerca de duas horas de formação a assistente social Carla Reigada expôs procedimentos, direitos e deveres integrados neste tema de extrema relevância. Com exemplos práticos de casos em curso na vertente esclareceram-se dúvidas relativas à assistência médica e à assistência social. Uma formação foi muito importante e útil.

À Carla o nosso sincero agradecimento pela disponibilidade, assertividade, explicação e simpatia.

Raquel Henriques


"Linhas", de Nuno Miguel Rosa, in http://olhares.aeiou.pt/linhas_foto2435711.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada eu...