sábado, outubro 10, 2009

Crónica da Ronda da Areosa - 4.10.2009

Ser voluntário

Em vez do formato habitual, decidi escrever-vos sobre o que é para mim ser voluntária nos Sem-Abrigo.

1º - é preciso muita entrega e vontade

2º - mais ouvir do que falar

3º - compromisso

4º - estar lá

Depois desta lista parece difícil tudo o resto… mas na verdade é muito fácil… Desde que comecei a fazer rondas, há mais de 2 anos, que não paro de me surpreender com tudo o que acontece à minha volta e com tantos sorrisos e tantas lições que as pessoas que visitamos nos dão. Fui percebendo que as ligações que se criam são muito fortes e que essas pessoas também se interessam por mim, por saber que eu estou bem! Assim, depois de cada Domingo e antes de me deitar, penso em tudo o que aquela ronda me trouxe… é verdade que umas vezes me deito mais contente do que outras mas no Domingo seguinte lá estou para mais uma conversa, mais um copo de leite, mais um monte de novidades ou de notícias repetidas… para visitar os amigos da rua!

Maria Freitas

2 comentários:

Sara disse...

Maria, obrigada pela partilha!

Gostei muito da crónica, e do que ela reflecte, é muito mais fácil ser voluntário do que parece não é?!

É só haver entrega, compromisso, ternura e vontade de dar! Na maior parte das vezes recebemos mais do que oferecemos!

Um beijinho.

Sara

francisco miguel disse...

"Amigos"! É verdadeiramente essa a palavra certa Maria!

Deixo aqui em nota de sugestão um filme que estreeou recentemente no cinema, e que acho que tem tudo a ver com o que nós fazemos, não só aos Domingos à noite, mas também outrs dias: "O Solista" (The Soloist) Vale mesmo a pena!