quinta-feira, setembro 24, 2009

Crónica das Aldeias 12.09.2009

O Recomeço ...
Regressadas e regressados das tão merecidas férias laborais/estudantis, eis-nos de volta às "nossas" aldeias.
Desta vez, a partida deu-se com a triste noticia de que 3 companheiros não mais nos poderiam acompanhar, por diversos motivos e, por tal, deixo um abraço à Luísa, ao Jorge e ao Frederico, com a devida nota de que as "nossas portas" estarão sempre abertas ao vosso regresso.
Chegados ao local do repasto habitual, tínhamos a nossa espera o "Super cão" que fez questão de nos acompanhar durante as palavras da Cláudia na retrospectiva do ano de visitas de 2008/2009.
Tomadas as novas decisões e dados os respectivos recados e depois de saciada a fome, partimos para as nossas aldeias.
Basseiros, a minha aldeia, da Gina, da Ana e da Beatriz, encontrava-se na mesma pacatez de sempre e claro, mui caliente!
A primeira visita é sempre as três senhoras: a D. Deolinda, a D. Aurora e a D. Maria.
E que bela surpresa tivemos nesta visita! A D. Maria, que se encontrava "acamada" há bastante tempo, estava nem mais nem menos, sentadinha cá fora à sombra e veio pelo seu próprio pé!!!
Segundo a D. Deolinda, que aparentava estar bem e estava bastante conversadora, o que trouxe a D. Maria cá para fora foi mesmo o calor, pois não aguentava mais estar na cama.
Foi uma bela surpresa!
Para esmorecer esta alegria soubemos que a sempre bem disposta D. Aurora foi para França para casa da filha e que só deverá regressar lá pela Páscoa!!!
Aguardemos o seu regresso e o regresso das suas cantigas e histórias!
Mais uma vez não encontramos a D. Glória, mas o marido assegurou-nos que está bem de saúde.
Também a D. Conceição não estava em casa! Terá ido para casa do filho para Amarante.
Dadas as ausências das nossas senhoras, e o facto de que àquela hora a nossa última visita, a D. Dulce, costuma estar a descansar, também nós decidimos descansar da íngreme subida para casa da D. Conceição.
Sentadas a sombrinha e a desfrutar das belas vistas estivemos na "converseta"!.
De novo partimos, desta vez para a visita às irmãs, a D. Dulce e a D. Arminda! A subida nunca é fácil! Se já custa a subida para casa da D. Conceição, para casa da D. Dulce é sem palavras!
A D. Dulce já tinha feito a sesta e estava sentada na sua cadeira de rodas à sombrinha, a ver os netos e as filhas a prepararem-se para ir até ao rio refrescar. A D. Arminda estava em casa de uma filha.
Terminadas as visitas regressamos ao Porto, não sem antes fazermos uma oração especial à D.Cidália, uma das senhoras que recentemente começara a ser visitada em Ansiães, que partiu para junto do Pai.

Antonieta Oliveira | Basseiros

Sem comentários: