quinta-feira, setembro 17, 2009

Crónica da visita à UHSA - 13-09-2009

Depois do Verão, fomos apenas três, ainda com parte do grupo em férias e a precisar de reforços com todo o gosto em receber novos voluntários.
Logo à entrada fomos bem recebidas por quem estava no exterior pois alguns continuam lá desde a visita de Agosto. Ao entrar na sala de convívio todos pareciam não querer deixar os filmes e séries. A pouco e pouco fomos conversando com cada um e começaram a aderir, fazendo a apresentação habitual com o jogo do novelo. Mesmo os que de início não queriam participar acabaram por se juntar. Além das nacionalidades que costumamos encontrar havia duas presenças curiosas: da Libéria e da Eritreia, países que depois fomos procurar a localização no mapa.
A maioria do grupo participou no jogo das bolas. Com os restantes fomos conversando, entre pedidos de ajuda e partilha de histórias de vida.
Nesta tarde sentimos em especial uma alegria e união que surgiram naturalmente, sem ser necessário qualquer esforço para "quebrar o gelo".
Despedimo-nos cumprimentando pessoalmente cada um e todos se revelaram agradecidos, alguns com pena de a visita ser curta.
Ao sair já os imigrantes estavam a voltar às suas actividades e nós às nossas vidas mas todos com o coração mais enriquecido com gestos simples que o preenchem.

Amélia Aleixo

1 comentário:

francisco miguel disse...

Da minha parte, sê muito bem vinda :)