terça-feira, janeiro 15, 2008

Crónica da Ronda da Boavista (30.12.2007)

Depois de algumas desistências, o Rui, Jorge e eu ficámos disponíveis para mais uma noite com os nossos amigos de rua.
Era a última do ano de 2007 e também nas outras rondas se sentia a falta de gente, pela época das quadras natalícias.
Mas animados e depois de uma oração inicial de improviso, lá partimos para a nossa 1ª paragem, a D. F. Aqui encontrámo-la bem disposta, a jogar cartas com um amigo, o Sr.V. Este está a dormir num jardim ao lado, debaixo de uns prédios. Pelos visto o seu antigo poiso era próximo do Estádio das Antas mas incendiaram-lhe as coisas e a D.F. que já o conhece há algum tempo, aconselhou-o a ir para lá. Assim, têm passado o tempo juntos, a jogar umas cartas, enquanto não vão dormir. Não há vencedor, nem vencido, nem regras, apenas uma forma de passar o tempo. Ficamos a contar com ele para as próximas vezes e partimos para o próximo amigo.
O Sr.R. não estava na sua casa. Tocámos uma data de vezes, mas em vão – podia-se espreitar um escadote do lado de dentro a prender a porta… Sem saber bem onde poderia estar ele afinal, seguimos para o lar de Idosos. Depois de tocarmos uma data de vezes, lá conseguimos deixar o pão para os velhinhos.
Depois veio o Sr.G. Esteve encontrava-se todo bem-posto, com as luvas e a gabardina que lhe demos no Natal. E bom ver que este Homem aproveita tudo o que lhe damos. Contou-nos um pouco da vida passada, da mágoa com a sua filha que já morreu. Contou-nos algumas histórias no tempo da PIDE e, assim nos despedimos dele. Antes dele, tínhamos falado já com o A., que lá estava mais ou menos desanimado por ainda continuar na rua e com o C., um rapaz que penso, já nos tínhamos cruzado uma vez e que estava completamente afectado pelo vício…Pediu o saco, e seguiu.
Na zona do C., estivemos com o P. Este falou um pouco connosco, estava preocupado por não saber há algum tempo da P. Ligamos-lhe e ela disse que já ia. Não sabemos como anda a relação entre eles mas convém estarmos atentos.
Um pouco mais abaixo estivemos com o C,e stava todo “roto” de andar de um lado para o outro sempre a correr á procura de carros e lugares para os carros…falámos bastante, ele faz-nos sempre rir!
Para terminar, fomos ao encontro do Sr.A. e da D.G. Estivemos com os 2. Falaram-nos de como tinham sido os seus Natais, com alguma indiferença. Para o Ano Novo, previam uma noite como qualquer outra no ano. Ainda insistimos para a DG ir à ribeira assistir ao fogo, mas vamos ver…
Terminámos a ronda em oração e partimos para nossas casa, com a esperança de que este novo ano seja ainda melhor para nós e os nossos amigos da rua.

Ana Carvalho

Sem comentários: