segunda-feira, dezembro 03, 2012

Crónica Imigrantes - 28/10/2012

Esta saída tinha como destino o Museu Romântico, situado à beira do Palácio de Cristal, que incluía uma visita guiada. O encontro foi, como sempre, à porta do Centro de S. Cirilo, na qual os voluntários se juntaram a dois utentes que participaram na visita. Apesar do frio que se começava a sentir nesta altura do ano, estava um belíssimo dia de sol, ideal para a viagem que se seguiu.
A viagem seguiu pela Rua de Cedofeita, passando pela rua Miguel Bombarda até chegar à entrada principal do Palácio de Cristal. De lá seguiu-se pela Rua de Entre Quintas, que nos levou diretamente ao Museu Romântico.
Um dos participantes do Centro (foi pela primeira vez numa das nossas saídas) mostrou-se aberto para conversa, estando ativo durante toda a viagem. O mesmo não aconteceu com o outro utente, mas mais por dificuldades de audição que apresenta do que por falta de vontade.
A visita guiada ao Museu Romântico foi relativamente curta, tendo-se centrado principalmente na reconstituição do ambiente vivido pela alta burguesia do século XIX, através do mobiliário, artes ornamentais e alguns objetos do seu antigo dono.
Para aproveitar o belo dia que estava, aproveitamos o tempo disponível após a visita para dar uma volta pelo Palácio de Cristal, visto que os utentes ainda não o conheciam. As vistas sobre o Douro e Gaia foram o que mais sobressaíram e mais impressionaram os participantes de S. Cirilo.
A viagem de volta realizou-se por volta das 17, com chegada ao Centro uns trinta minutos depois. A adesão não foi muito elevada naquele dia, mas foi uma tarde bem passada e creio que ganhamos mais um utente para as nossas viagens.
Andreas

Sem comentários: