segunda-feira, junho 25, 2012

Crónica Imigrantes – 17 de Junho de 2012

A saída da vertente Imigrantes de dia 17 de Junho teve como destino o Museu Militar. À partida de S. Cirilo, o grupo era composto por seis voluntários e quatro participantes (três adultos e o pequeno W., no seu carrinho de bebé). Tínhamos recebido o pedido para que um grupo de sem-abrigo participasse na visita, juntamente com os utentes do Centro. No entanto, talvez pelo céu nublado de Domingo, nenhum elemento deste grupo compareceu em S. Cirilo à hora combinada. No percurso pela Rua de Cedofeita, encontrámos uma utente externa do Centro, que nunca tinha participado nas saídas do FAS e que aceitou o convite para se juntar a nós.
O percurso até ao Museu Militar é longo e fez-se a conversar, sendo já evidente a confiança entre voluntários e participantes habituais. A O., que participava pela primeira vez nas nossas saídas, mostrou-se muito disponível e interessada, integrando-se com facilidade no grupo. No Museu, começámos por visitar a grande colecção de soldadinhos de chumbo. Estes representam Exércitos de todo o mundo e de várias épocas, desde os actuais Exércitos ocidentais, a Exércitos da Antiguidade, tribais, Egípcios… O detalhe das figuras e os seus trajes característicos, bem como os animais representados (dos cavalos aos elefantes e camelos) despertaram o interesse dos participantes. O edifício do Museu, na rua do Heroísmo, data do final do século XIX e está profusamente decorado com estuques, muitos característicos da nossa cidade e que também foram um ponto de interesse da visita. Para além dos soldadinhos de chumbo, o acervo do Museu inclui ainda uniformes militares de várias épocas, assim como uma extensa colecção de armas. A peça que mais gostaríamos de ter visto era a Espada de D. Afonso Henriques, mas esta encontra-se temporariamente emprestada a outra instituição. Ainda assim, no jardim do Museu, pudemos ver a estátua do primeiro Rei, com quem a A. quis tirar uma fotografia.
O regresso a S.Cirilo fez-se por um caminho um pouco diferente, por sugestão do P., passando pela Trindade e Praça da República. Alguns utentes separaram-se do grupo ao longo do percurso, indo directamente para suas casas. Acompanhámos os dois utentes internos a S.Cirilo, desafiando todos a participar na próxima saída.
Margarida

Sem comentários: