terça-feira, dezembro 13, 2011

Crónica dos Imigrantes 10 Dezembro de 2011

Desta vez, a saída, foi à Casa da Música com visita guiada incluída.
Como sempre o encontro foi em S Cirilo. Tivemos bastantes inscrições e algumas desistências (talvez devido ao mau tempo que se fez sentir durante a noite).
O convívio foi muito positivo, a visita guiada foi acompanhada, com elevado interesse, por todos, principalmente pelos utentes de S Cirilo, que demonstraram uma grande atenção a todas as explicações sobre a arquitetura e pormenores da acústica da sala de concertos, que foram dadas pelo guia da visita.
No regresso, como sempre, a animação foi mais evidente e tivemos oportunidade de começar a integrar os novos voluntários desta vertente.
Esta atividade tem-se revelado, para mim, uma agradável surpresa. Surpreende-me o interesse que estas pessoas, a quem a vida não tem tratado bem, demonstram. O melhor exemplo disso, se preciso fosse, veio esta semana quando um dos utentes trouxe dois amigos, de uma outra instituição, para nos acompanharem nesta visita.
Têm sido muito positivos estes encontros. Tenho notado uma maior abertura por parte dos utentes de S Cirilo para falarem dos seus problemas e preocupações. Este estado de espírito só é possível com a persistência e regularidade destes encontros, que fazem com que eles adquiram alguma confiança e comecem a abrir a sua vida (problemas, preocupações e alegrias) aos voluntários que os acompanham.

Manuel

Sem comentários: